20 de dezembro de 2015

Porta Santa é aberta no Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros(RN)

Entre oito igrejas no Rio grande do Norte, Touros, foi designada pelo Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, para ter a Porta Santa.
Reportagem e Imagens Dione Nascimento/Ricardo Teixeira

O Santuário do Bom Jesus dos Navegantes de Touros(RN), abriu solenemente a Porta Santa da Misericórdia neste domingo, 20 de dezembro, dando início ao Jubileu da Misericórdia decretado pelo Papa Francisco. A porta santa será aberta todos os domingos às 19h30, até a conclusão do jubileu, que vai até vinte de novembro de 2016.

Para o pároco, Edvaldo Alexandre de Brito, “a Porta Santa é o sinal extraordinário da graça de Deus, no Ano Santo da Misericórdia. Fomos privilegiados porque a nossa Igreja Santuário foi designada pelo nosso Bispo Dom Jaime, para ter a Porta Santa”.

Convite

Convido todos os católicos, todos os fiéis a se esforçarem para vivenciarem intensamente esse tempo da graça de Deus. A Porta Santa é um sinal que nos convida a passar pela verdadeira porta que é Jesus Cristo. Ele disse: - eu sou a porta pela qual passa as minhas ovelhas”, finalizou Padre Edvaldo.

Por que o Papa Francisco convocou este “Ano Santo”?
Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”. (Papa Francisco, 11 de abril de 2015, Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia)

Quando começa e quando termina o Jubileu da Misericórdia?
O Jubileu Extraordinário da Misericórdia terá início dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição (50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II), com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo.

O que fazer para receber as graças do Ano Santo?
Realizar uma peregrinação à Porta Santa, aberta em cada Catedral, Santuário ou nas igrejas estabelecidas pelo Bispo diocesano. Aí participar do Sacramento da Reconciliação (Confissão), da santa Eucaristia, recitar o Creio, rezar pelo Papa e nas suas intenções. Assim se recebe a indulgência Plenária.

O que significa indulgência?

O perdão dos pecados é recebido na confissão. A indulgência é o fruto do tesouro de graças da oração da Igreja para que sejamos libertos dos danos do pecado. É necessária a disposição sincera em mudar de vida.