11 de abril de 2014

SEIS MESES DE VIDA MISSIONÁRIA NA PARÓQUIA DE TOUROS: um tempo de muitas graças especiais para o Povo de Deus

Tudo é graça! Para mim tem sido um tempo especial, estes primeiros meses como pároco na Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes. Os acontecimentos vividos neste período demonstram como Deus é bom. Os primeiros meses (setembro-outubro-novembro) foram para conhecer e conviver com as comunidades, setores, pastorais e serviços da paróquia, para melhor compreender o perfil eclesiológico da Igreja de Touros. “Tire as sandálias dos pés, pois o chão que estás pisando é SAGRADO" (cf. Ex 3,5). Só se ama quando se conhece. E foi neste mergulhar na realidade do povo de Deus que fui colocando meu coração de Pastor.

Em dezembro todas as nossas forças, se voltaram para os Festejos ao Bom Jesus dos Navegantes, para mim, ainda muito especial, pois não conhecia o “evento tradicional” dessa festa. Foi belíssima!  E ali ao término dos festejos, aos pés do Bom Jesus, nosso bispo Dom Jaime Vieira Rocha, proclamou para toda paróquia um ANO MISSIONÁRIO. Estava nascendo um caminho que indicava por aonde ia à ação evangelizadora e missionária da paróquia em 2014. O ANO MISSIONÁRIO está sendo referência para a evangelização paroquial.

Mas foi na Assembleia Pastoral Paroquial (fevereiro), onde reuniram-se todas as forças vivas da paróquia, que traçamos metas e prioridades para a vivência do Ano Missionário, tendo como culminância, uma grande missão paroquial, nos moldes das Santas Missões Populares, a partir de um projeto por uma paróquia em estado permanente de missão. Formação e Missão são as prioridades por onde forjamos uma paróquia: rede de comunidades a serviço da vida e da esperança do povo de Deus.


O Senhor Bom Pastor vai presenteando-nos com muitos acontecimentos: logo no início de março tivemos com nossos jovens, uma convivência vocacional com as Filhas da Caridade São Vicente de Paulo, onde pela primeira vez reuniram-se 26 jovens para refletir sobre a missão e a vocação no coração da Igreja. Dia 29 de março, tivemos a Primeira Escola Missionária, onde mais de 600 pessoas participaram com alegria e entusiasmo. Percebe-se que a missão está entrando no coração daqueles que abraçam a causa. Como diz um grande amigo: “a missão acontece com aqueles que abraçam a causa”. 
Neste início de abril tivemos a alegria de receber a notícias de que três jovens, agentes de pastoral da nossa paróquia, serão enviados em missão para Comunidade Shalom. Como nos lembra o papa Francisco, devemos ser uma Igreja em saída.... A paróquia de Touros está ofertando para a Igreja três vocações missionárias. Deus seja bendito por tudo!

Mais do que acontecimentos e eventos é sentir o quanto o povo está feliz, as comunidades estão abertas e sensíveis ao momento que a paróquia está vivendo. Sente-se por toda parte um entusiasmo, uma alegria contagiante, novos ares! Bendigo ao bondoso Deus, Senhor da Messe e Pastor do rebanho, pelos desafios vencidos, sonhos almejados e conquistas alcançadas.

Pe. Edvaldo Alexandre de Brito - Pároco