15 de novembro de 2011

Proclamação da República do Brasil

Terça-feira, 15 de novembro de 2011, 09h30

Leigos têm papel fundamental na construção de um Brasil mais justo

Leonardo Meira

O dia 15 de novembro é particularmente especial para o Brasil. Em 2011, a data recorda os 122 anos da Proclamação da República, que ocorreu em 1889.

A construção de um país é tarefa que diz respeito a todos os seus habitantes. Quando o assunto é colaborar para um país mais justo e solidário, os cristãos possuem uma missão específica. Ainda mais no Brasil, que carrega o título de ser a nação que possui o maior número de católicos em todo o mundo.

"Os cristãos não podem ser um sinal se eles estiverem escondidos. O sinal tem que ser visto. Jesus diz que não se acende uma lâmpada para colocá-la embaixo da mesa, mas sim bem no alto. A Igreja orienta os cristãos a mostrarem o seu rosto, a marcarem a sua presença no mundo e dentro do Estado", explica o presidente daComissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB e Bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Werlang.

Nesse sentido, os cristãos leigos possuem uma tarefa particular, própria e oportuna para fazer acontecer a justiça e a paz. A Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, resume a peculiaridade do cristão leigo com a expressão "índole secular", apontando que eles são chamados a evidenciar a missão da Igreja no mundo, sendo fermento no meio da sociedade. Também o Documento 62 da CNBB - Missão e ministério dos cristãos leigos e leigas - afirma que "os cristãos são no mundo portadores da esperança".

"Por meio das pastorais, movimentos sociais, organismos, ONG's, também nos partidos políticos, na luta pela organização do povo, exercendo com fidelidade as diversas profissões, sempre em favor do bem comum. São formas concretas de se viver esse apostolado", complementa Dom Guilherme.

Já o presidente do Setor Leigos da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB e Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, recorda que os leigos são cidadãos plenamente. "E cabe ao cristão, ao cidadão, construir uma pátria livre, onde prevaleça a dignidade, os valores humanos, éticos, a liberdade religiosa e de expressão, para que possamos ser um povo maduro, equilibrado. Nesse aspecto, a Igreja encontra uma grande força de contribuição junto ao laicato".