20 de novembro de 2011

Irmã Aloísia Gerhardinger - 1 ano de saudade

Uma missionária da Igreja de Cristo

Alemã de Baviera, nasceu em 6 de janeiro de 1918, entrou na Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, no ano de 1935, em Gaissau, Áustria.

Iniciou a sua vida religiosa em 1938, e veio para o Brasil, tendo aqui, exercido várias atividades.  Além de administradora, tinhas outras habilidades como farmacêutica e laboratorista.


Ir. Aloísia (Daniela) Gerhardinger, faleceu em 20 de novembro de 2010. 

Uma grande missionária, que deixou por onde passou, a marca do seu trabalho, inclusive no Paróquia de Touros, onde fez um papel administrativo, que muitos administradores públicos, não faria, e não faz.

Em Touros, reformou a Casa Paroquial, construiu vilas de casas para os pobres, centros pastorais, igrejas e capelas, marcenaria, frigorífico.  Financiou muitos barcos de pesca, estudos para muitos filhos de famílias carentes, e construiu muitas casas de famílias ligadas a Igreja Católica de Touros. 

Conheço a palavra ingratidão,  e espanto-me com o seu conteúdo.

Aqueles que mais se favoreceram de irmã Aloísia, foram quem mais a esqueceram.

Morreu em Santa Catarina, triste, porque não queria deixar Touros.  Partiu, esquecida pelo povo que ela tanto ajudou a reconstuirem as suas vidas.

Conheci uma mulher imponente, mas que no ano de 1982, após uma palestra sobre São Francisco de Assis, na Escola Estadual Tabelião Júlio Maria, procurou-me para dizer:  - me perdoe!  (Isto porque infelizmente, no nosso dia-a-dia, muitos ainda se preocupam em viver de leva e traz, para adquirir alguma coisa).   Esquecem essas pessoas do que Jesus diz na Palavra:  tudo o que está encoberto, um dia virá as claras. 

Meu pai, Lucilo Afonso do Nascimento, foi amigo confidencial de irmã Aloísia, e tinha por ela, grande admiração, carinho e respeito.
Por:  Dione Nascimeto